Confira aqui dicas saudáveis para o seu dia-a-dia.

15 de Março 2017

10 alimentos para dar uma turbinada no seu dia-a-dia

Se você anda com aquela preguiça no seu dia a dia, você pode encontrar a solução nos alimentos, segue os 10 alimentos que mais dão disposição e energizam o nosso organismo.
 
 • Açaí

O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, e é rica em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

• Água de coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.

• Banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor, e auxilia a prevenir distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados à sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

• Guaraná

O guaraná é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

• Maca Peruana

A maca peruana, é uma planta medicinal também conhecida como maca-andina, planta-maca, maca-pó. Ela auxilia a diminuir o cansaço e a fadiga. Além de fornecer energia, é fonte de vitaminas do complexo B, selênio, vitaminas C e E que possuem ação antioxidante.

• Chá verde

O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

• Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

• Mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio também.

• Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

• Chocolate Amargo

O chocolate amargo, moderamente, ajuda emagrecer e é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.

E viver com disposição é infinitamente melhor.

Abraço à todos.

 

 

 

 

 

 
 

0  Comentários



26 de Janeiro 2017

A salsinha pode ser congelada?

Há quem se engane, mas inclusive a salsinha orgânica precisa ser bem lavada. É porque ela pode ter sido contaminada por microorganismos que causam intoxicações no cultivo ou no transporte. Por isso, lave as mãos e a pia com sabão antes manipular e lavar qualquer hortaliça ou alimento. A seguir, veja como higienizar as folhas de salsinha de um jeito prático e livre de contaminações.
 

Como higienizar?

- Coloque o maço de folhas na pia limpa e encha a cuba com água fria deixando de molho por 5 minutos.

- Você pode usar uma solução clorada, que pode ser a água sanitária: 1 colher (sopa) para cada litro de água.

- Não deixe as folhas de molho na água por muito tempo. A exceção é se estiverem um pouco murchas. Você pode tentar deixar na água por 15 minutos para ver se melhora.

- Enxágue a salsinha na água corrente fria e limpa, e deixe a água escorrer sobre todas as superfícies das folhas do maço.

- Depois você pode porcioná-las em saquinhos e levar para o congelar.

comida congelada salsinha 216 400x800

Um estudo descobriu que o congelamento de alguns vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura, após o tempo médio que eles levam para chegar à sua mesa desde a colheita, perdem de 10 a 25% de seus nutrientes. As maiores perdas são de vitaminas, por isso, congelar os vegetais poderia ser uma estratégia para preservar melhor suas vitaminas.

As ervas, como a salsinha, podem ser congeladas, desde que saiam do freezer direto para o cozimento. Ao serem descongeladas, essas ervas frescas perdem um pouco suas características de sabor e textura. Por isso, ficam mais aceitáveis em preparações quentes e cozidas que em pratos crus.

O tempo de conservação da salsinha congelada é de seis meses em média. Porém, todos os vegetais a serem congelados devem estar bem limpos e, preferencialmente, secos antes de irem ao freezer. Por isso, deixe a salsinha secar ao máximo antes de picá-la. O também congelamento deve ser providenciado o quanto antes, ou logo após a compra do vegetal, o que evita a perda diária de nutrientes desde a colheita.

Fonte noticias e alimentos


0  Comentários



21 de Janeiro 2017

Você já ouviu falar em Crepioca

Crepioca é pão de queijo na frigideira, veja como é fácil
 
Crepioca (pão de queijo de frigideira): Receita de Crepioca (pão de queijo de frigideira). Enviada por ana carla e demora apenas 20 minutos.
 
Ingredientes:
Massa:
- 1 colher (sopa) de requeijão
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 3 colheres (sopa) de massa de tapioca
- 1 ovo
e sal a gosto
 
Recheio:
- 1 fatia de muçarela
- 1 fatia de presunto
 
Preparo:
Em um recipiente bata o ovo  com um garfo, acrescente todos os ingredientes da massa;
Aqueça uma frigideira antiaderente e em seguida despeje a massa;
Assim que a massa estiver firme e levemente dourada, vire-a;
Coloque a fatia de muçarela e presunto sobre a massa dentro da frigideira, feche com o auxílio de uma colher e termine de dourar ambos os lados;
Tampe a frigideira para derreter o queijo
Feito isso está pronto para servir.
 
Tempo de preparo: 20 minutos.
Rendimento: 1 porção.
 
Um excelente dia à todos.

1  Comentários



12 de Dezembro 2016

Curiosidades sobre as Bananas

Banana Maçã
Resultado de imagem para banana maca
- é a menos calórica e com maior nível de fibras e proteínas.
 
 
Banana da Terra
 
Resultado de imagem para banana da terra
- é a mais rica em vitaminas C e vitaminas do Complexo B. É a mais calórica e a que mais possui carboidrato, entretanto, é a que tem menor teor de fibras.
 
 
Banana Prata e Nanica
Resultado de imagem para banana nanica
- são as que possuem mais potássio e tem, em média, 90-100 kcal por unidade (100g).
 
E cá entre nós, é uma ótima opção para enganar aquela fome fora de hora, não é mesmo pessoal!
 
Abraço!
 
 

0  Comentários



7 de Dezembro 2016

Já provou leite de cabra?

Resultado de imagem para leite de cabra
Fonte: https://www.google.com.br/search
 
A cor, de um branco intenso, salta aos olhos. O aroma, bem forte, nota-se assim que se abre a embalagem longa vida. Dá até a impressão de que é fresquinho, recém-ordenhado da cabra. E aí basta provar para que o paladar desacostumado estranhe o sabor marcante. Não se restringem à aparência e ao gosto as diferenças entre um copo de leite de cabra e outro de vaca. "O primeiro é mais facilmente digerível e provoca menos alergia" diz uma pesquisa realizada pela Embrapa - Empresa de Pesquisa Agropecuária, que vem realizando uma série de estudo relacionados aos caprinos, na cidade Sobral, no interior do Ceará. A meta é tomar leite ainda mais saudável, de que maneira? Melhorando a qualidade da ração das cabras e, assim, favorecendo a produção de um leite nutritivo para o consumidor. "O metabolismo do animal é que altera as qualidades do seu produto", explica o veterinário e pesquisador Marco Bonfim, coordenador da pesquisa. Então, cuidados com a alimentação do rebanho vão resultar em uma bebida com maior teor de proteína e gordura".
As experiências com as rações já estão rendendo duas variedades do que se pode chamar de bebidas turbinadas. auma delas é mais rica em casaínas, as proteínas do leite, enquanto a outra apresenta grande quantidade de ácidos graxos, que formam a gordura. Ou seja, o leite caprino, que já era bom, ficou ainda melhor. 
 
Compare os dois tipos de leite:
 
Composição em 100 ml de cada um
 
 
Leite de Cabra - 70,6 calorias; 3,67g proteínas; 4,61g carboidratos; 4,27g  gordura; 11,8mg colesterol; 57,9 RE vitamina A e 137mg de cálcio.
 
Leite de Vaca 63 calorias; 3,39g proteínas, 4,82 carboidratos; 3,44g gordura; 14mg coleterol; 32 RE vitamina A e 123mg de cálcio.
 
Fonte:www.revistasaude.com.br

0  Comentários



19 de Novembro 2016

Carboidratos em contagem regressiva

A atual badalação em torno do índice glicêmico (IG) não invalida a recomendação de reduzir os teores de carboidratos no cardápio do dia-a-dia. Especialistas de renomadas instituições americanas, como as universidades Yale e Duke, a Clínica Mayo e o Massachusetts Institute of Technology, enfatizaram durante três dias de debates os benefícios de restringir (e não abolir, o que é muito diferente) esse nutriente. Consumi-lo com moderação ajuda a perder peso, controla o diabete tipo 2, diminui riscos de problemas cardiovasculares e pode ser o melhor tratamento para a síndrome metabólica, conjunto de distúrbios que engloba a hipertensão e a obesidade, entre outros.
Lembro, que o IG aponta a velocidade com que os carboidratos liberam o açúcar. Por isso é uma boa ferramenta para o controle do diabete, sobretudo se essa contagem for combinada com a restrição do nutriente.
 
Bom fim de semana à todos!

0  Comentários



7 de Novembro 2016

9 alimentos que você deve comer na semana da menstruação

A semana da sua menstruação está chegando e você já se sente inchada, cansada e com cólica. Mas sabia que a saída para aliviar os principais sintomas dessa fase pode estar no seu prato? Pois é! Ao comer certos alimentos você manda embora as chateações da tensão pré-menstrual e aquelas que vêm junto com o sangramento. Conheça os itens que não podem faltar no seu cardápio:
1. Laranja

A fruta reduz os sintomas da TPM por conter cálcio e vitamina D. O mineral ameniza os sentimentos de tristeza e ansiedade enquanto a vitamina regula o funcionamento das enzimas que liberam serotonina, um neurotransmissor que equilibra o humor.

2. Manteiga de amêndoa

Por ser rica em fibras e proteína, ela estabiliza os níveis de açúcar circulantes na corrente sanguínea, reduzindo os desejos por doces e frituras. Experimente consumir com uma fatia de pão durante a tarde.

3. Pão integral

O magnésio em sua composição auxilia na redução da tensão muscular e suas vitaminas B e E combatem o cansaço e o sentimento de depressão. Opte sempre por essa versão no lugar do pão branco.

4. Café

A cafeína é a pedida certa para quando você está sentindo tanta cólica que mal consegue levantar do sofá. Com a energia proporcionada pela substância, você esquece a dor rapidinho – e ganha pique para realizar as tarefas do dia a dia.

5. Chás

Os de camomila e gengibre são os mais recomendados para essa época do mês. O primeiro alivia os espasmos musculares e ameniza a tensão causadora de ansiedade e irritabilidade. Já o segundo ajuda com as náuseas.

. Carne

Todo mês a menstruação manda embora, pelo sangue, uma boa quantidade de ferro. Por isso é muito importante repor o nutriente. As principais fontes são as carnes, os vegetais verde-escuros e as leguminosas.

7. Banana

Cheia de vitamina B6, magnésio e potássio, a fruta previne a retenção de líquidos, evitando aquela sensação de inchaço.

8. Melancia

Apostar em alimentos naturalmente doces em vez de itens industrializados faz você se sentir melhor e combate até a diarreia, que pode acabar dando as caras nessa época.

9. Chocolate

Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo? Brincadeiras à parte, o doce também ajuda a aliviar os sintomas da semana da menstruação. É que ele aciona as áreas do cérebro associadas ao prazer e combate a falta de ânimo e a tristeza. Só que para ter esses benefícios, é preciso consumir as versões mais amarguinhas, que têm mais cacau, ingrediente que é fonte de todos esses benefícios.

E que vivamos melhor ainda neste período! 


0  Comentários



5 de Outubro 2016

Dieta boa para a cabeça

Azeite, verduras, legumes, peixes, grãos integrais, castanhas, vinho. Se cada um desses alimentos sozinho já faz um bem enorme, reunidos, então, nem se fala. O elenco entrelado forma a base do Mediterrâneo, tida como uma das mais saudáveis do planeta. A novidade é que, além dos conhecidos efeitos contra doenças cardiovasculares, esse cardápio pode deter males como o Alzheimer, dizem cientistas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Após analisar os hábitos alimentares de 2258 pessoas, eles notaram que aquelas que ingeriam todos os dias generosas porções dos itens típicos do menu campeão corriam menos riscos de ter males degenerativos na massa cinzenta. Isso graças ao selênio, às vitaminas A e E e às fibras.
Boa semana à todos!

0  Comentários



6 de Setembro 2016

Hambúrguer de Tofu

Resultado de imagem para hamburguer de tofu
Fonte: comer saudável
 
Se preferir, pode chamar de tofúburguer. A novidade é da indústria especializada no queijo de soja com sede em Santa Catarina. E vem em sabores inusitados quanto tomate e milho, legumes e cereais, quinoa e manga e sojabúrguer. "O produto é preparado com 50% de tofu, farinha de trigo integral, ervas e temperos", Não são só os vegetarianos que podem tirar proveito do alimento. Quem anda com o colesterol nas alturas também. Sem falar que a soja atenua os sintomas da menopausa e previne doenças como câncer de mama e a osteoporose. 
 
O que o tofúburguer tem
 
Eximstem quatro tipos de hambúrguer de tofu. Conheça algumas de suas qualidades nutricionais:
- todos são pouco calóricos. O mais engordativo tem apenas 128 calorias;
- a quantidade de sódio - pequena em relação ao hambúrguer tradicional - é outro ponto forte;
- seja qual for o sabor escolhido, pode consumir sem medo. Os quatro tipos são isentos de gordura trans, um verdadeiroperigo para as artérias;
- embora as fibras não sejam o forte do produto, elas marcam presença, diferentemente do hambúrguer bovino, que não tem nada desse ingrediente saudável.
Fonte: Revista Saúde.

1  Comentários



1 de Agosto 2016

Conheça os 7 Substitutos do Açúcar

Mas há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação: o jeito é substituir esse vilão por adoçantes (químicos ou naturais) mais saudáveis, que agregam valor nutricional à sua alimentação.
Mas vale lembrar que o abuso dos adoçantes também deve ser evitado, já que, em excesso, eles ativam os receptores de glicose no intestino. "Esse processo aumenta a glicemia - predispondo o diabetes - e o acúmulo de gordura no tecido adiposo". Conheça alguns adoçantes saudáveis e escolha o que melhor se adapta a sua rotina alimentar. Eles ainda são as melhores opções, principalmente quando comparados com o ciclamato, que, de acordo com uma série de pesquisas, contém substâncias possivelmente cancerígenas. Vejamos os substitutos:

1 Stévia

Os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem indiana. Essa opção figura entre as mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa qualquer alteração na glicemia. "Ela adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta" que recomendo o uso em sucos, sorvetes, chás e pratos cozidos ou assados.

2- Açúcar Mascavo

Para quem não tem diabetes, o açúcar branco pode ser substituído pelo açúcar mascavo. "Esse alimento é obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais - como cálcio, magnésio, potássio e fósforo - que o açúcar branco". Ele pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar branco, mas vale ressaltar que ele contém calorias e por isso deve ser usado com moderação.

A compra desse alimento também merece atenção, já que pode ser feita a granel, em que o produto fica exposto. Nesse caso o risco de contaminação é maior. Prefira comprar o produto embalado e confira os dados de lote e prazo de validade.

3- Açúcar Demamera

Também chamado de cristal dourado, o açúcar demerara é levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. "A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos". Seus grãos são maiores e um pouco mais difíceis de diluir. Uma sugestão é triturá-lo no liquidificador antes de consumir. Seu valor nutricional é semelhante ao do açúcar mascavo.

4- Sucralose

"A sucralose é elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar. Apesar de não conter nutrientes, ela não tem os efeitos nocivos do açúcar, já que não altera a taxa glicêmica". Os adoçantes de mesa feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem ser utilizados em preparações quentes e frias.

5- Mel

Constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Também é conhecido pelas suas ações antifúngica e bactericida. Mas possui elevado valor calórico, portanto não deve ser consumido em grande quantidade. "Quando é aquecido, o mel pode sofrer uma perda significativa dos nutrientes. Por isso, prefira consumi-lo sem cozinhar".

6- Açúcar orgânico

O açúcar orgânico é cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. "Isso garante que o alimento seja mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo". No entanto, seu consumo também deve ser moderado, já que também aumenta a taxa glicêmica no sangue.

7- Acessulfame-K

Este adoçante é derivado do potássio e tem poder adoçante entre 130 e 200 vezes maior do que o açúcar branco. Ele pode ser adicionado à comida e bebida. Também está presente nos chicletes que não levam adição de açúcar. Apesar de não adicionar nutrientes à alimentação, não há estudos comprovando seu efeito nocivo ao organismo.                                                

Fonte:minhavida.com

Adoce seus pratos com esses substitutos mais saudáveis.

abraço à todos!


0  Comentários



11 de Julho 2016

Vai um suco de tomate...

Se você quer proteger seus pilmões, a dica de pesquisadores japoneses é adotar a bebida no menu cotidiano. A recomendação dos estudiosos da Universidade Juntendo se baseia na análise dos efeitos do suco em cobaias. Elas foram submetidas à fumaça de cigarro e as que beberam esse aperitivo ficaram totalmente protegidas de doenças pulmonares. O trabalho mostra que as substâncias do tomate são capazes de brecar o mau funcionamento das células, mesmo quando expostas à agentes agressores, conta a nutricionista Vanderlí Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição, que resslata - Embora o licopeno sempre seja o primeiro composto relacionado a esses benefícios, ele contém muitos outros ingredientes que agem sinergia. 
 
 
  Suco de tomate
Aprenda a fazer o suco
 
- 4 tomates maduros
- 1/2 xícara de água
- folhas de manjericão (opcional)
- suco de 1 limão (opcional)
- bata tudo no liquidificador e sirva-se
 
Bom apetite!
 
 

0  Comentários



14 de Maio 2016

RECEITA DE CALDO VERDE FÁCIL

Olá Pessoal!!
 
Resultado de imagem para caldo verde
 
Vamos combinar que neste friozinho e no confornto do nosso lar o bom mesmo é uma jantinha leve e bem quentinha não é mesmo... pensando nisso, segue uma receita simples e muito saborosa de um caldo delicioso, segue:
 
Ingredientes:
 
- linguiça calabresa;
- 400 g de batata cozida e amassada;
- 1 cebola ralada;
- 3 dentes de alho;
- 1 caldo de legumes;
- couve manteiga cortada bem fininha;
- azeite
 
Preparo:
- em uma panela coloque o azeite, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar, coloque a calabresa e deixe fritar, coloque a couve e os demais ingredientes, acrescente 300 ml de água e deixe apurar.
- Sirva em seguida
 
Bom apetite!
 
Quero informar-lhes que no Supermercado Antunes de Novo Horizonte estamos servindo vários tipos de caldos de segunda às sextas-feiras. Venham experimentar!
 
 
 

0  Comentários



11 de Maio 2016

COMIDA JAPONESA TODAS ÀS QUARTAS-FEIRAS

 
E hoje é dia de comida japonesa no Supermercado Antunes de Novo Horizonte.
Servimos todas às quartas-feiras à partir das 18:30 h.
 
Venham experimentar!

0  Comentários



29 de Abril 2016

Pão de microondas fácil e leve

Pão de microondas fácil light: Receita de Pão de microondas fácil light.

Fonte: receitas e bebidas

Ingredientes:

1 colher (sopa) de requeijão light
2 colheres (sopa) de aveia
1 colher (chá) de fermento
- 1 ovo
 
PREPARO:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e leve ao microondas por 1 minuto. 
 
  • Caso ache necessário, deixe por mais 30 minutos
  • Parta o pão ao meio, coloque na sanduicheira até tostar e recheie a gosto!
  • É ou não é super fácil!
 

0  Comentários



9 de Abril 2016

DICAS PARA SUBSTITUIR O DOCE

Comer um docinho depois do almoço ou jantar é tudo de bom não é mesmo... porém, para quem está de dieta e deseja eliminar os quilinhos extras, essa prática não é nada boa.
Uma boa alternativa é substituir o tão amado bombom por uma porção de salada de frutas, por exemplo. Alem de deliciosa, a salada é extremamente saudável e rica em nutrientes, já que normalmente é feita com pelo menos umas cinco ou seis opções de frutas.
Para te ajudar a controlar a incontrolável vontade de comer doces, eu fiz uma listinha com 10 alternativas saudáveis que te ajudam a driblar o desejo por doces.
 
BANANA COM CANELA
Essa é uma receita clássica e super gostosa. Basta cortar uma banana ao meio e salpicar com canela. Se preferir, leve a banana ao micro-ondas por alguns segundos e pronto, ela fica ainda mais gostosa!
 
 

GELATINA

Além de extremamente saborosa, a gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. 
 
FRUTAS SECAS
Ameixa, damasco e outras frutas secas são ótimas opções para saciar a vontade de comer doce. Se a situação estiver complicada, uma boa dica é mergulhar o damasco na alfarroba líquida. Fica uma delícia!
 
 
PÊRA AO FORNO
Corte uma pêra em quatro ou mais pedaços e os leve ao forno. Ao perceber que já estão amolecendo, retire-os do fogo e os deixe esfriar. Se quiser adoçar a fruta, pingue algumas gotinhas de mel. Fica de-lí-ci-o-so!
 
 
SALADA DE FRUTAS
Uma frutinha sempre cai bem. Ainda mais as mais adocicadas, como banana, manga e caqui, por exemplo. Uma boa dica é fazer uma deliciosa salada de frutas e separar a mistura em potinhos para você não exagerar na dose.
 
 
UVA CONGELADA
Essa alternativa é tão gostosa quanto um picolé de uva. Na verdade, o gostinho é quase o mesmo. Basta colocar as uvas sem semente em um pote e levar ao congelador. Depois é só comer algumas uvinhas e se deliciar com o sabor. Se preferir, amasse as uvas até formar uma pasta de "sorvete".
 
 
FROZEN YOGURT
O frozen yogurt é uma ótima alternativa para substituir os doces. Sem glúten, com poucas calorias e 0% de gordura, o frozen yogurt ainda tem um alto valor nutricional. Uma boa dica é rechear o gelado com frutas da estação!
 
 
OLEAGINOSAS
O frozen yogurt é uma ótima alternativa para substituir os doces. Sem glúten, com poucas calorias e 0% de gordura, o frozen yogurt ainda tem um alto valor nutricional. Uma boa dica é rechear o gelado com frutas da estação!
 
CHÁS
Os chás também ajudam bastante no controle do consumo de doces. Saborear um chá calmante, como o de melissa ou camomila, por exemplo, é boa escolha. Se você é daquelas pessoas que precisa adoçar bastante a bebida, pode pingar algumas gotinhas de mel.
 
 
ALFARROBA
A alfarroba tem gosto, cor e textura semelhantes ao do chocolate. A boa notícia, no entanto, é que ela não tem a gordura do chocolate. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Além disso, ela ainda é fonte de vitamina A, que protege a pele e a visão, além de cálcio e magnésio. Ou seja, ela é uma boa opção para saciar a vontade de doce. 
 
Abraço!
 
 
 
 
 

0  Comentários



24 de Fevereiro 2016

Sabe o que acontece ao seu corpo quando deixa de consumir carne?

São muitas as pessoas que ponderam deixar de comer carne, mas têm medo do que esta mudança possa fazer nos seus organismos.
Fonte: medicine.saúde
 
O site britânico Independent fez uma lista com essas alterações. Aqui estão elas:
Vai começar a emagrecer: Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade George Washington, publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, mostra que as pessoas que deixam de comer carne - e não aumentam a frequência com que praticam exercício físico ou o número de calorias que ingerem diariamente - perdem em média 4,5 quilos.
As bactérias intestinais começam a mudar: Um estudo de 2014 mostra que os seres vivos que não consomem carne têm bactérias intestinais mais fortes, que garante uma maior segurança do intestino.
Pode haver uma falta de nutrientes no organismo: Quem mantém uma dieta vegetariana bem pensada e saudável consegue manter os níveis dos nutrientes estáveis. No entanto, é difícil conseguir ter ferro, vitamina D e vitamina B12 suficientes no organismo, revela a Organização Mundial de Saúde (OMS). Deve reforçar a ingestão de alimentos que contenham estes nutrientes.
O risco de ter câncer diminui: Um relatório da OMS revela que o consumo de carnes processadas, como bacon e salsichas, aumenta o risco de desenvolver problemas cancerígenos.
E o de ter doenças cardíacas também: Um estudo do Lerner Research Institute revela que existe uma ligação entre o consumo de carnes vermelhas e o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Vamos tomar cuidado para não consumir em exagero.
 

0  Comentários



18 de Fevereiro 2016

OLHA O ABACATE - QUEM DIRIA

5 razões para comer abacate
Fonte: Receitas sem fronteira
 
O abacate é a fruta que se come durante todo o ano e é sempre ótima para a saúde.Vamos lhe dar cinco ótimas razões para desmistificá-lo como fruta muito gordurosa e fazer dele um aliado.
 

1- Meio abacate = uma porção de frutas e legumes

é sempre mais difícil comer os famosos 5 legumes e frutas regulamentados. Boa notícia, meio abacate de um tamanho médio ou um pequeno inteiro, corresponde a uma porção de legumes. Com uma maçá pela manhã, uma cenoura ralada no almoço e uma sopa de legumes no jantar e você está cumprindo sua quota diária.


2- Para uma pele seca

Não é necessário aplicar sobre a pele (embora ele seja um excelente hidratante). Comendo um abacate você fará sua quota perfeita de vitamina E, que tem efeitos protetores sobre sua pele, prevenindo o envelhecimento celular prematuro e o ressecamento provocado pelo frio. Ah! é uma bênção para os cabelos cansados, ressecados.

 

3- Para substituir os complementos alimentares

Quanto às vitaminas e sais minerais, o abacate é uma mina de ouro: a vitamina K (para prevenir os problemas cardiovasculares) e vitamina B 9 (idem), vitamina C (para o tônus), vitamina E (que, além de suas inúmeras propriedades, aliviará seus problemas menstruais), vitamina B, fósforo (para os ossos, os dentes e os neurônios), ferro (anti fadiga), cobre, zinco magnésio (contra o stress), potássio (em quantidade)... Deveríamos perguntar o que ele não tem...

 

4- Para evitar o excesso no comer

O abacate contém 6,7 g de fibras para cada 100 g de polpa, isto é, é muito! Primeiro, as fibras participam enormemente para a sensação de saciedade e agem como um corta fome, segundo, elas favorecem o bom funcionamento dos intestinos.

 

5- Para o coração

Sim, o abacate é gorduroso (cerca de 220 cal por 100 g)... mas rico em boas gorduras. Ele é com certeza muito rico em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras sadias muito vantajosas para sua saúde, que ajudam certamente a combater as doenças cardiovasculares e regular sua taxa de colesterol.

Sem dúvida, o abacate faz muito bem à nossa saúde!

 

0  Comentários



17 de Fevereiro 2016

SUCO AMARELO DETOX

Fonte: Lucilia Diniz

 

Combinando três poderosos alimentos detox, o suco amarelo é a pedida do verão. Fácil de fazer, o suco leva apenas três ingredientes básicos: o abacaxi, a pera e o gengibre.

O abacaxi, além de ser pouco calórico, atua melhorando a digestão e o funcionamento do intestino, pois é rico em fibras. Além disso, a fruta é rica em vitaminas A, B1 e C, e de minerais como magnésio, ferro e cálcio, fazendo com que o suco seja um poderoso combatente do envelhecimento precoce e aliado no processo de desinchar o corpo, diminuindo a retenção de líquidos.

A pera, por sua vez, também é excelente fonte de fibras, fazendo com que o suco aumente a saciedade, melhore o colesterol, as funções intestinais, além de atuar no controle da pressão arterial e ajudar na prevenção do câncer de cólon. Rica em vitamina C e cobre, a fruta é um dos melhores alimentos para fortalecer o sistema imunológico e boa opção para um lanche antes da prática de exercícios físicos.

Já o gengibre, conhecido por ser termogênico, ou seja, poderoso no processo de aceleração do metabolismo, ajuda a emagrecer, estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxinas.

Para preparar a bebida que desincha e ajuda na dieta, basta bater em um liquidificador 200 ml de água gelada, 1 pera, ¼ de abacaxi sem casca e 1 colher de chá de gengibre, informa o Bolsa de Mulher. Beba imediatamente, sem passar pelo coador.

Ótima semana à vocês!

 

 

0  Comentários



29 de Janeiro 2016

Diet x Light

 Resultado de imagem para alimentos diet x light quais as diferenças Os termos "diet" e "light" são muito utilizados nos rótulos dos alimentos e podem causar confusão entre os consumidores, na hora da escolha dos produtos. Segundo a legislação vigente, estes termos são utilizados para designar alimentos que têm finalidades especiais. Assim sendo, é necessário constar no rótulo uma tabela de composição, a fim de auxiliar o consumidor.
Veja as definições dadas e algumas informações importantes:
- Produtos Diet: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, tais como:
     - ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose) - é indicado para diabéticos;
     - ausência gordura - indicado para pessoas com problemas de colesterol;
     - ausência de sal - indicado para os hipertensos
- Produtos Light: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, etc., sendo indicados para pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias;

• É muito importante observar que produtos considerados diet podem apresentar mais calorias que produtos tradicionais; é o que acontece com o chocolate diet, por exemplo, ou com o bolo diet. Estes produtos são isentos de açúcar mas apresentam maiores quantidades de gordura, a fim de conferir sabor. Neste caso, os alimentos tornam-se mais calóricos, não sendo recomendados para o controle de peso, e sim para os diabéticos, desde que os mesmos não exagerem em quantidade.

• Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural. Este alimento é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar. 

• Maioneses e sorvetes são produtos naturalmente calóricos. Embora no caso das maioneses possa haver redução de até 50% das calorias, é importante observar que o produto continua sendo calórico, embora menos que o tradicional; mesmo assim, deve-se cuidar para não haver exagero na quantidade de produto a ser ingerido.

• Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo as expressões: "sem", "isento de", "não contém", "zero", etc.
 
 
Fonte: Segurança Alimentrar.

0  Comentários



31 de Dezembro 2015

Feliz Ano Novo

Resultado de imagem para ano novo
 
Olá Pessoal...
Em nome de nós colaboradores, vennho desejar-lhes um feliz ano novo a todos vocês e familiares, muita paz, saúde, prosperidade, amor... quero agradecer pelo companherismo de todos vocês e quero dizer-lhes também que foi e sempre será um prazer podermos estar em vossa companhia.
Que todos tenham um final de ano maravilhoso e que o próximo ano seja tão bom quanto foi este ano.
A família Antunes vos desejam um feliz 2016!

0  Comentários



23 de Dezembro 2015

Sobremesa fácil para o Natal

Gelatina de Vinho Rosé e Frutas Vermelhas
 
<p>Hidrate a gelatina em ½ xícara de água fria por 2 minutos. Em seguida, leve ao microondas ou banho-maria por 30 segundos. Mexa até dissolver completamente.</p><p>Adicione o vinho, o açúcar e o restante da água. Mexa bem e reserve.</p><p>Disponha as frutas vermelhas em taças transparentes. Preencha as taças com a mistura de vinho e leve à geladeira até ficar firme.</p>
 
Hidrate a gelatina em 1/2 xícara de água fria por 2 minutos. Em seguida, leve ao microondas  ou banho-maria por 30 segundos. Mexa até dissolver completamente.
Adicione o vinho, o açúcar e o restante da água. Mexa bem e reserve.
Disponhas as frutas em taças transparentes. Preencha as taças com a mistura de vinho e leve à geladeira até ficar firme.
Rápido, fácil e prático.
Desejo a todos vocês um lindo Natal, que Deus derrame em vossos lares o Divino Espírito Santo.
Que Deus nos abençoe sempre. Amém.
 

0  Comentários



16 de Dezembro 2015

Alimentos que espantam o mau humor

Uma coisa é fato: o chocolate é o escape certo para quem está mal-humorado, triste, irritado ou de TPM. Entretanto, a sensação de prazer que ele provoca muitas vezes se transforma, depois de horas ou dias, em arrependimento para àqueles que vivem de dieta. A boa notícia, porém, é que o chocolate não é a única opção para esses casos. É possível melhorar o humor com alimentos nutritivos e saudáveis!    

<p>Uma coisa é fato: o chocolate é o escape certo para quem está mal-humorado, triste, irritado ou de <strong><a  data-cke-saved-href="http://www.guiadasemana.com.br/em-casa/galeria/10-alimentos-que-aliviam-os-sintomas-da-tpm" href="http://www.guiadasemana.com.br/em-casa/galeria/10-alimentos-que-aliviam-os-sintomas-da-tpm">TPM</a></strong>. Entretanto, a sensação de prazer que ele provoca muitas vezes se transforma, depois de horas ou dias, em arrependimento para àqueles que vivem de <strong><a  data-cke-saved-href="http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/dicas-para-te-ajudar-a-manter-a-dieta" href="http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/dicas-para-te-ajudar-a-manter-a-dieta">dieta</a></strong>. A boa notícia, porém, é que o <strong><a  data-cke-saved-href="http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/mitos-e-verdades-sobre-o-chocolate" href="http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/mitos-e-verdades-sobre-o-chocolate">chocolate</a></strong> não é a única opção para esses casos. É possível melhorar o humor com alimentos nutritivos e saudáveis!</p> <p>Banana, oleaginosas e mel são alguns dos alimentos que ajudam na melhora do humor. Isso porque eles estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, <strong><a  data-cke-saved-href="http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/bem-estar" href="http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/bem-estar">bem-estar</a></strong> e euforia, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.</p> <p>Sempre pensando no seu <strong><a  data-cke-saved-href="http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/bem-estar" href="http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/bem-estar">bem-estar</a></strong>, o <strong>Guia da Semana</strong> listou alguns alimentos que melhoram o humor.</p> <p><strong>PS:</strong> vale ressaltar que ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode te deixar mal-humorado. O ideal é comer de três em três horas!</p> <p>Além de ser uma alternativa para os doces (com canela ela fica uma delícia), a banana ainda ajuda a melhorar o humor. Os carboidratos presentes na fruta estimulam a produção de serotonina, enquanto a vitamina B6 garante mais energia. </p>   <p>Além de saboroso e uma ótima alternativa para adoçar bebidas e alimentos, o mel também ajuda a melhorar o humor. Isso porque ele contém minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar.</p>  <p>Além de ajudar na renovação celular, o brócolis ajuda a melhorar o humor. Isso porque ele é rico em ácido fólico, que é extremamente importante para a liberação da serotonina. </p>  <p>A aveia tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia. Além disso, ela ainda contém altas doses de triptofano, que auxilia o organismo a liberar a serotonina.</p>  <p>Por ser rica em vitamina C, a laranja previne o cansaço, combatem o estresse e colabora com as defesas do organismo. </p>  <p>A capsaicina presente na pimenta faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia.</p>

Banana, oleaginosas e mel são alguns dos alimentos que ajudam na melhora do humor. Isso porque eles estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.

O brócolis além de ajudar na renovação celular também ajuda a melhorar o humor. Isso porque ele é rico em ácido fólico, que é extremamente importante para a liberação da serotonina. A aveia tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia. Além disso, ela ainda contém altas doses de triptofano, que auxilia o organismo a liberar a serotonina.

Por ser rica em vitamina C, a laranja previne o cansaço, combate o estresse e colabora com as defesas do organismo. A capsaicina presente na pimenta faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia.

PS: vale ressaltar que ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode te deixar mal-humorado. O ideal é comer de três em três horas!
 

0  Comentários



16 de Novembro 2015

Pipoca de microondas sem óleo

 
Mas como é chato assistir filme sem comer pipoca não é mesmo...pensando nisso, descobri uma receita que tornará a pipoca mais saudável, segue a receita:
Ingredientes
5 colheres (sopa) de milho para pipoca
5 colheres (sopa) de água
1 colher (café) de sal
Papel filme
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa tigela grande que possa ir ao micro-ondas. Misture tudo para deixar os grãos em contato com a água e cubra com papel filme, faça furos nele. Programe o micro-ondas para 6 minutos e aguarde (o tempo pode ser maior ou menor dependendo da potência, ela estará pronta quando o intervalo do estouro das pipocas estiver mais lento). Depois é só servir!
Pronto agora você pode consumir essa pipoca mesmo estando de dieta.
 

0  Comentários



14 de Novembro 2015

Como congelar pimentão e outros vegetais em casa

Resultado de imagem para pimentao e vegetais
Cansou de ver os seus vegetais fresquinhos apodrecendo?
Se você mora sozinho ou não tem muito o hábito de cozinhar, sabe o problema que é a conservação dos alimentos. Nem sempre dá pra usar tudo e muitas vezes eles acabam estragando e indo para o lixo, para que isso não aconteça, vamos aprender à congelá-los:
PASSO 1: Para garantir que os seus vegetais fiquem fresquinhos por mais tempo, o primeiro passo é lavá-los e higienizá-los com água fria corrente.
PASSO 2:  Com uma faca afiada, corte-os ao meio, remova todas as sementes (caso tenha) e fatie-os em tirinhas ou em cubinhos, de acordo com a sua preferência.
 
PASSO 3: Feito isso, pegue uma assadeira que caiba dentro do seu freezer. Cubra-a com papel manteiga ou plástico filme e espalhe os alimentos por ela, tendo o cuidado de deixar um espaço entre eles. Atenção, é importante que a assadeira fique reta, caso o contrário, corre o risco dos vegetais deslizarem e encostarem um nos outros. Leve a tábua ao freezer por 30 min - 1 hora.
PASSO 4: Passado o tempo, quando for retirar os vegetais, certifique-se de que todos os pedaços estão congelados. Caso estejam, é a hora de guardá-los! Com a ajuda de uma colher, coloque-os em saquinhos plásticos. Feche ou dê um nó.
PASSO 5:  Estando tudo bem fechado é só guardá-los de volta no congelador e tarã! seus ingredientes ficarão fresquinhos por mais oito meses, aproximadamente! Não é maravilhoso?!
Fonte: pt-br/receitas e bebidas. Fotos: Casa e Cozinha.

0  Comentários



7 de Novembro 2015

Sal e Sódio - entenda mais sobre eles

Resultado de imagem para sal e sodio
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o sódio e o sal não são sinônimos. O sódio é um componente do sal de cozinha e é essencial para o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumido de forma moderada. De acordo com a SBAN - Sociedade Brasileira de Alimentação - a sua deficiência pode provocar fraqueza, apatia, cefaléia, hipotensão, taquicardai e alucinações. Por outro lado, o consumo abusivo de sódio pode ser prejudicial à saúde, porém, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e elevação da pressão arterial. A maior fonte de sódio na alimentação é o cloreto de sódio, mais conhecido como sal de mesa ou sal de cozinha. Ele contribui para importantes funções do corpo, como manutenção da pressão arterial em níveis normai, por meio do balanceamento dos fluídos corporais. E o sal agrega sabor, textura e consistência aos alimentos. Porém, quando utilizado em excesso, pode aumentar a pressão arterial e sobrecarregar o sistema reanl, que não foi preparado para processar grandes quantidades desse alimento. A OMS - Organização Mundial da Saúde - recomenda 5g de sal (aproximadamente 2g de sódio) como quantidade máxima de ingestão diária. Entretanto, na maioria dos países, inclusive no Brasil, o consumo varia entre 9 e 12g por dia. É importante ressaltar que para atingirmos a meta recomendada, devemos considerar que 2g de sal estão naturalmentepresentes nos alimentos e o restante devem ser consumidos por meio do sal que adicionamos em nossas refeições.Por isso que é tão importante ler as informações e instruções de uso dos produtos contidas nos rótulos dos alimentos. Checar a melhor opção na gôndola do supermercado e ter atenção às informações nutricionais podem contribuir para um consumo mais consciente.
Fonte: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Sal e Sódio no Contexto Alimentar Conteporâneo: Sarno F. Estimativas de Consumo de Sódio no Brasil.

0  Comentários



21 de Outubro 2015

Alimentação x Saúde Bucal

Resultado de imagem para nutrição x saude bucalCertamente, uma boa nutrição contribui para uma saúde perfeita e equilibrada - inclusive a dos dentes.
A maior parte de informações na área odontológica, aponta para técnicas de clareamento, facetas de porcelana, aparelhos ortodônticos transparentes e pouco se ouve falar dos alimentos que têm o potencial de destruir tudo o que citamos acima e também os dentes naturais, visto que o ambiente da cavidade oral é contaminado e suscetível a transformações quando na presença de determinados alimentos.
Para os dentistas, existem alimentos "adesivos", "ácidos" e "detergentes". Os "alimentos adesivos" tendem a aderir aos dentes e são os responsáveis pela cárie. Compõem esse grupo biscoitos, bolachas, doces e balas. 

Em relação aos alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, kiwi e cítricos em geral, os sucos, bebidas de frutas e refrigerantes favorecem o que chamamos de erosão ácida, que se manifesta sob a forma de "desgaste" da estrutura do dente, mesmo na ausência da doença cárie e em bocas bem higienizadas. 
Os chamados "alimentos detergentes" eliminam resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental. Fazem parte desta lista as frutas, os legumes e as verduras de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor. Estes alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma limpeza pelo atrito do alimento com o dente. Além disso, fornecem ao organismo muitos nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento, como as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico.
Sorria com uma alimentção mais saudável.
 
 

0  Comentários



17 de Outubro 2015

Prática Esportiva + Boa Alimentação

A prática esportiva promove inúmeros benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações e manutenção de uma vida saudável.

É fundamental à prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, é preciso respeitar a individualidade, o desejo, prazer e a aptidão física.

Precisamos combinar a prática esportiva com uma boa alimentação, que é baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Deve ser colorida, variada e dividida em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e como combustível para nossas atividades básicas e a prática esportiva. Hoje há um consenso da ingestão diária de cinco porções de frutas, verduras e legumes para a manutenção de uma alimentação saudável.

A alimentação adequada, individualizada, organizada, traz melhora da performance e do bom desempenho em qualquer modalidade esportiva.

Precisamos combinar a prática esportiva com uma boa alimentação, que é baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Deve ser colorida, variada e dividida em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e como combustível para nossas atividades básicas e a prática esportiva. Hoje há um consenso da ingestão diária de cinco porções de frutas, verduras e legumes para a manutenção de uma alimentação saudável.

A alimentação adequada, individualizada, organizada, traz melhora da performance e do bom desempenho em qualquer modalidade esportiva.

Resultado de imagem para nutrição saude e pratica esportiva

 

 

 

0  Comentários



16 de Setembro 2015

DESNUTRIÇÃO

Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a desnutrição contribui com mais de um terço das mortes de crianças no mundo, apesar de raramente ser listada como a principal causa. Nos anos 70, cerca de 30% das crianças entre 5 e 9 anos estavam com déficit de altura no Brasil, um forte indicador de desnutrição de longa data na infância.

Falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição. Hábitos alimentares pobres, tais como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição. Infecções frequentes ou persistentes, como diarreiapneumonia e malária também são determinantes para o aparecimento da desnutrição.

A desnutrição pode ser primária ou secundária, a depender do que causou o problema. Entre as causas primárias estão comer pouco ou comer “mal”. Ou seja, ter uma alimentação em quantidade ou qualidade insuficiente em calorias e nutrientes.

Já entres as causas secundárias há a ingestão insuficiente de alimentos por fatores externos, que podem estar demandando um gasto energético maior do corpo, ou impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se alimentar corretamente. Alguns exemplos são presença de verminoses, cânceranorexia, alergia ou intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.

É muito importante para à saúde manter uma alimentação saudável.

 

0  Comentários



1 de Agosto 2015

CONTROLE SUA FOME

CONTROLE SUA FOME OU VONTADE DE COMER:
 
1- EVITE
Você sente vontade de comer o que você come, então se você mudar o que come, pode enfraquecer a vontade de comer hábitos antigos e fortalecer novos;
2- JOGUE FORA GULOSEIMAS
Se você não soube como controlar a fome e sucumbiu a uma vontade de comer, comprou uma caixa de bombons e começa a se sentir mal enquanto está comendo, destrua-os.
3- CONSUMA CASTANHA
Beba dois copos de água e coma castanhas (6 nozes, 12 amêndoas ou 20 amendoins). Em 20 minutos, isso pode extinguir sua vontade de comer e diminuir seu apetite ao mudar a química do seu corpo, diz Michael F. Roizen, médico.
4- INGIRA CAFÉ
Tente tomar um café ao invés de comer um doce. A cafeína não é necessariamente um forma de como controlar a fome e saciar sua vontade de comer, mas ela pode te fazer economizar calorias ao diminuir seu apetite, diz o Dr. Roizen. E o ritual pode te distrair.
5- RELAXAR
Comece a fazer exercícios dos quais você mais gosta assim tornará mais prazeroso o seu dia e a sua vida.
6- SONO
Vontades de comer aparecem quando estamos cansados. Foque-se na fadiga: Tranque a porta, feche os olhos, reenergize.
7- HIGIENE BUCAL
Escove os dentes e use enxaguante bucal. “Quando você está com a boca limpa e fresca, você não quer estragar isso,” diz Molly Gee, da Faculdade Baylor de Medicina em Houston.
8- DISTRAIA-SE
Se a única coisa que vai resolver é sorvete, é vontade, não fome. “Vontades de comer geralmente duram dez minutos”, diz John Foreyt, PhD, da Faculdade Baylor de Medicina. Reconheça isso e distraia sua mente: Ligue para alguém, ouça música, medite ou exercite-se.
9- LIMITES
De vez em quando, não tem problema tomar aquele sorvete. Mas compre um pequeno, não um pote. Tente pequenas barras de chocolate e mini pacotes de amendoins. O truque é comprar apenas um por vez, assim você não ficará tentado a procurar por mais. E já que até mesmo 100 calorias extras podem sabotar a perda de peso, se você fizer isso diariamente, faça um trato consigo mesmo para queimar o excesso de calorias. Uma caminhada rápida de 15 minutos queima cerca de 100 calorias.
10- PLANEJE
Varie sua rotina para evitar passar em frente à padaria ou à pizzaria. Se você sabe que irá encarar um bolo de chocolate irresistível, distribua as calorias para que ele se ajuste na sua dieta.
 
 

0  Comentários



18 de Julho 2015

Cerco à contaminação

Bons hábitos alimentares, como sabemos, contribuem para uma vida saudável. Mas eles por si só não bastam para afastar o risco de enfermidades. Isso porque grande parte das doenças relacionadas à alimentação entra no organismo pela contaminção de ingredientes e artigos utlizados na preparação das refeições. Utensílios e equipamentos de cozinha mal lavados, esponjas encharcadas e mesmo superfícies aparentemente inofensivas, como a tábua de cortar carnes e a bancada ao lado da pia, tem grande potencial de contaminação. Submetida a análise em laboratório, uma única gota tirada de esponja de cozinha em uso acumulava 450 milhões de bactérias, boa parte delas do tipo coliforme fecal. Tudo isso é um prato cheio para a presença e proliferação de micro-organismos como bactérias, fungos, parasitas, substâncias prejudiciais ou partículas estranhas, que não fazem parte da composição original dos alimentos. Conheça os sete pecados capitais na cozinha.
Por mais que tudo pareça correto e limpo, a cozinha é o ponto de encontro preferido das bactérias e um lugar onde elas proliferam livremente: um verdadeiro paraíso de reprodução de micro-organismos dentro de casa. Para reduzir a festa dos micróbios, é preciso conhecer os principais fatores que favorecem a contaminação de alimentos e utensílios.
1- comida sobre o fogão: algumas horas são mais que o suficientes para permitir a multiplicação de bactérias nos alimentos que descansam fora da geladeira.
2- escorredor de louça: alvo fácil para bactérias presentes em alimentos que estão sendo lavados, se não for higienizado regularmente.
3- esponja: considerada a maior vilâ da cozinha, que pode, abrigar até 250 milhões de bactérias, muitas de origem fecal, acumulada através de mãos  mal lavadas e passagem de insetos.
4- lixeira de pia: pode virar uma colônia de microorganismos ao lado da louça limpa e de alimentos que são ingeridos.
5- pano de pia: se estiver úmido, pode conservar germes por até 3 horas.
6- pregador do varal: quando usado para fechar alimentos, age como um transporte de luxo para bactérias que estavam no varal de roupas irem diretamente aos alimentos que serão ingeridos.
7- tábua de madeira: não adianta lavar, usar sabão, água fervente ou expor a tábua à luz o sol. Este é um refúgio onde os microorganismos viverão felizes para sempre.
 

0  Comentários



8 de Julho 2015

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Nossa primeira forma de interação com o mundo é através da alimentação, o peito materno. Como o bebê não consegue discrimniar corpo e emoção, depende do filtro da mãe para decodificar suas necessidades físicas e emocionais. É a mãe quem traduz e o ensina a diferenciar as emoções e necessidades físicas. Ter fome, estar sujo, ter medo, precisar de colo, sentir dor, estar triste e ter frio são sensações que incomodam o bebê indistintamente. Se a mãe for ansiosa e der o peito a cada choro ou manifestação de desconforto, o bebê aprenderá a ver a comida como solução, e associará a alimentação aos seus diferentes tipos de sensações, quando deveria relacioná-la apenas à fome. Aos poucos, essa criança entenderá que qualquer sensação está ligada à necessidade de comer. É comum encontrar crianças que, ao sentir sede, comem. É o caso de adolescentes e adultos que buscam a comida para aliviar sensações de estresse emocional. Quanto mais cedo aprendemos a discriminar sensações e emoções de diferentes ordens, maiores são as chances de desenvolvermos um comportamento alimentar equilibrado na idade adulta.
 

0  Comentários



27 de Junho 2015

O Peso da Obesidade

A obesidade, e não a subnutrição, é considerado o principal problema de saúde pública no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os maus hábitos alimentares, e não a fome, são o maior fator de risco ao bem-estar da sociedade moderna. E ameaçam, igualmente, ricos e pobres. Os números não deixam margem de dúvidas. Quase uma em cada quatro pessoas adultas em todo o mundo - 24% desse grupo da população do planeta - é obesa, e corre o risco de viver de 3 a 10 anos menos do que poderia. São aproximadamente 400 milhões de pessoas cuja expectativa de vida diminuiou em relação à média de seus países.
Os dados, alarmantes, foram publicados no fim de março pela conceituada revista eletrônica The Lancet, apontada por profissionais de Saúde como referência na área médica. Em 2010, cerca de 1 milhão de adultos nos Estados Unidos e países da Europa Ocidental participaram de um estudo que associou o aumento da obesidade à diminuição da expectativa de vida. Nos EUA, 66% dos adultos estão acima do peso considerado saudável, e 32% são classificados como obesos, segundo informa o National Center Health Statistics (NCHS) - a principal agência americana de informações estatísticas relacionadas à àrea.
Manter o peso ideal é garantia de saúde.
 
 

1  Comentários



7 de Março 2015

SUCO CONTRA DENGUE

inhame é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, responsáveis pela defesa do sistema imunológico. Evita malária, dengue, febre amarela, pois sua presença no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que se espalhe pelo corpo.

Ingredientes

1 maçã vermelha

1 limão

½ inhame pequeno descascado

Açúcar ou adoçante a gosto

Bata tudo no liquificador e sirva em seguida.

 

 

0  Comentários



28 de Fevereiro 2015

Benefícios do Suco de Cereja

O suco de cereja é altamente recomendado para aliviar os sintomas de artrite, graças ao seu teor de antocianinas. Também estão comprovados os seus benefícios para aliviar as dores causadas pela gota, forte inflamação dos pés causada por um erro no metabolismo de ácido úrico. O suco de cereja é capaz de diminuir o nível de ácido úrico no sangue.
Também ajuda à aliviar a dor no caso de lesões nos músculos, tornando altamente recomendado para atletas. Reduz o risco de diabetes e ajuda a prevenir a perda de memória.
Este suco também é rico em vitamina A, C e E, potássio, magnésio, ferro e ácido fólico.
 
Eu super indico.

0  Comentários



14 de Janeiro 2015

Algumas Maneiras para Seguir uma Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.
Não fique sem comer
O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso.
Sinta prazer comendo
A alimentação também é fonte de prazer. Não se torne escravo de dietas e calorias, pois existem cada vez mais estudos que evidenciam que pessoas que se preocupam demais com a forma física tendem a sofrer maiores oscilações de peso, além de serem insatisfeitas com o próprio corpo.
Busque alimentos naturais
Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados.
Faça substituições
Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível: faça macarrão de palmito pupunha desfiado, arroz de couve-flor cozida, troque o presunto por peito de peru, compre o atum em água no lugar do atum em óleo, troque os queijos gordurosos por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, substitua o queijo parmesão ralado por ricota defumada e ralada."
Escolha o lugar certo para comer
As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Comer bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigar muito bem os alimentos fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida.
Coma de tudo
O mais importante é perceber que nenhum alimento é proibido, a não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, por exemplo. É muito comum que as pessoas pensem que comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável, mas isso não é verdade. O famoso "prato colorido", ou seja, aquele que tem uma fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas é sem dúvida o prato mais saudável.
Escreva sobre suas refeições
Comece a fazer um diário alimentar. Escreva todos os alimentos ingeridos durante o dia, as quantidades e horários em que fez as refeições. Facilmente, você perceberá o erro e onde está o excesso. O diário alimentar servirá como um puxão de orelha para quem está fazendo uma alimentação inadequada. Mas, por outro lado, dará um estímulo grande quando perceber que está com disciplina e determinação, conseguindo colocar alimentos saudáveis em todas as refeições e reduzindo a quantidade dos alimentos menos saudáveis.
Se não der para seguir exatamente assim, faça do seu jeito, mas não deixe de fazer, não desista de você.
abraço queridos!
 

0  Comentários



3 de Setembro 2014

Estomatite Bucal - "Afta"

Vários fatores contribuem para o aparecimento das aftas; como deficiência de vitaminas do complexo B12, ácido fólico ou ferro, alimentação inadequada, excesso no consumo de alimentos ácidos, estresse, problemas emocionais, medicação específica. A baixa resistência do organismo (fator imunológico), também pode favorecer o surgimento de aftas, como também pode surgir por uma simples mordida na língua ou na parte interna da bochecha.
O consumo de alimentos com bom aporte de fibras é fundamental, porque fazem uma escamação natural da língua, ou seja, uma limpeza natural, evitando assim que substâncias se acumulem nas papilas;

Deve-se evitar, portanto comer alimentos ácidos, apimentados, com excesso de sal e muito quentes ou gelados, vinagre, frutas ácidas (cítricos: limão, laranja, tangerina,  abacaxi, kiwis, etc.), tomates,  manteiga, molhos, chucrute, bebidas com gás e cola, iogurte, alguns queijos com soro fermentado, etc..

 

 

0  Comentários



20 de Agosto 2014

Isso é que é olho gordo

Muita gente acha difícil resistir à simples visão de um bolo. Falt força de vontade? Nem sempre. Cientistas da Unidade de Cérebro e Cognição do Conselho de Pesquisas Médicas do Reino Unido monitoraram por meio de ressonância magnética o cérebro de voluntários submetidos a imagem de comidas apetitosas e observaram em alguns deles maior atividade nos centros de recompensas, responsáveis por boa parte das sensações prazerosas.
Conclusão: pessoas especialmete sensíveis a esse tipo de estímulo e por isso acabam comendo mais. Nunca se sabe, mas você também pode fazer parte dessa turma. Para driblar o ganho de peso, evite ir à compras com fome ou assistir à televisão de barriga vazia.
Ser sensível a imagens de guloseimas não torna necessariamente ninguém obeso, mas pode levar à compulsão alimentar.
 
 
 

0  Comentários



16 de Agosto 2014

Vinagrete de Morango

Olá pessoal!!!
Acabei de receber esta receita da nossa querida cliente Rita Belini, segue:
 
- 1 caixa de morango
- 1 cebola grande picada
-  2 colheres de sopa de manjericão picado
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 5 colheres de sopa de azeite
- sal e pimeta-do-reino à gosto
- 1/2 colher de sopa de açúcar
 
Modo de Preparo:
 
Retire as folhas dos morangos, lave-os bem e pique-os em pedaços pequenos. Misture delicadamente com a cebola, o manjericão e a cebolinha. Reserve. Numa tigela, mexa todos os ingredientes - o vinagre, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Junte esse molho à mistura de morango, mexendo com delicadeza. Leve à geladeira para tomar gosto por pelo menos uma hora e, então, sirva como acompanhamento de saladas de folhas, de rosbife ou mesmo de aves.
 
Aprovado Rita, ficou muito bom.
Obrigada.
 
 

1  Comentários



13 de Agosto 2014

Mais uma dose de Vitamina bB12, por favor

A falta dessa vitamina está causando distúrbios neurológicos e psiquiátricos graves no pessoal da terceira idade. Ela é essencial para o cérebro e para o bom desempenho do sistema nervoso, além de ajudar na formação de novas células. Cerca de 30% dos idosos, sobretudo os portadores de gastrite e doenças auto-imunes, como o vitiligo, não absorvem bem o nutriente que está em carnes e ovos. O problema é que às vezes é confundida com demência ou problemas musculares, mas um bom exame clínico leva ao diagnóstico correto. O tratamento consiste em injeções semanais da vitamina, mas isso só o médico pode prescrever.

0  Comentários



6 de Agosto 2014

A Vitamina que vem da Luz

De novo, a palavra é equilíbrio. Sol em excesso é perigoso para a pele e, por sua vez, viver na sombra não faz nada bem aos ossos. Grande parte da vitamina D é sintetizada pelo próprio organismo após o estimulo dos raios ultravioleta. 
A presença desse nutriente no corpo aumenta a absorção de cálcio. A dica é e expor aos raios luminosos durante 15 minutos , sem passar filtro solar - e, por isso mesmo, logo de manhã cedinho ou bem no final da tarde.
 
 

1  Comentários



2 de Agosto 2014

Laranja x Acerola

1. AS ARTÉRIAS SAEM GANHANDO. Com a laranja. É ela que oferece uma dose maior de potássio, o mineral que ajuda a combater a hipertensão. Precisamos de 2 mil miligramas por dia.
Laranja - 181 miligramas
Acerola - 145 miligramas
 
2. CHEIA DE FIBRAS. quem ganha outra vez é a laranja. Ela tem o dobro de substância, boa para o inestino e para o coração.
Laranja - 2,2 gramas
Acerola - 1,12 grama
 
3. NÃO TEM PRA NINGUÉM. Quando o consumo é vitamina C, à acerola é campeã. Mas vale lembrar que se a fruta vira suci tem que tomá-la rapidamente. Senap o nutriente se dissipa. Homens precisam de 90 miligramas e mulheres de 75.
Acerola 1.676 miligramas
Laranja 53,2 milçigrams
 
4. UM TANTINHO A MAIS. A laranja oferece maior quantidade de calorias, mas nada que bote a silhueta em risco.
Laranja - 45 calorias
Acerola - 32 calorias
 
5. PROTEÇÃO A OLHOS VISTOS. A acerola tem mais vitamina A, aquela que afasta doençãs como a cegueira noturna. A quantidade diária recomendada é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.
Acerola - 76 microgramas
Laranja - 20 micrograms
 
6. AZEDUME TOTAL. Com menor teor de carboidrato, a acerola é mais azeda.
Acerola - 7 grams
Laranja - 11 gramas
 
7. CONTRA TUMORES. Aposte na laranja, já que ela contem mais folato, uma vitamnia que diminui oo risco de câncer. A recomendação de consumo é de 400 micrograms para homens e mulheres.
Laranja - 30 microgramas
Acerola - 14 micrograms
 
* A quantidade comparada são de 100 gramas que equivale:
 
- 1 laranja pequena ou à 9 unidades de acerola.
 

0  Comentários



30 de Julho 2014

Muito Além do Cálcio

Quando pensamos em cálcio, o primeiro alimento a vir à cabeça é o leite. Ninguém aqui quer tirar o mérito do leite e dos queijos. O cálcio esta para o osso como os tijolos estão para o muro. E ponto. Mas, seguindo a mesma analogia, a construção também precisa de água, cimento e outros componentes para erguer uma parede sólida, da mesma maneira como seu organismo não pode abrir mão de certos nutrientes para ter uma estrutura óssea bem consolidada.
Um estudo realizado no MRC, instituto de pesquisa em Nutricção que fica em Cambridge na Inglaterra, comprova que o esqueleto só fica rígido e à prova de grandes desgastes quando, além de conter as célebres fontes de cálcio, o carcdápio é repleto de vegetais. "Alguns nutrientes das frutas, das verduras e dos legumes deixam o ambiente do organismo mais alcalino e isso reduz perdas ósseas", disse à líder do trabalho.
Para chegar a essa conclusão, a equipe inglesa observou 436 voluntários que seguiram dietas diferentes. Bastou espantosamente uma semana para aqueles que passaram a comer quatro porções diárias de vegetais e ganharam até 5% a mais de massa esquelética. Quem se limitou a duas porções desses alimentos por dia não levou nenhuma vantagem. A opinião dos pesquisadores é que a vitamina C é umas das principais responsáveis pelo resultado: "Ela entra na produção do colágeno e a gente não pode se esquecer de que essa proteína também compõe os ossos".
Na França, cientistas da INRA, orgão do governo que faz pesquisas em agronomia, apostam suas fichas no azeite. Em cobaias com osteopenia, uma espécie de pré-osteoporose, o consumo do ingrediente ajudou os ossos a reter cálcio, evitando sua desmineralização.
O fósforo, o magnésio e a vitamina Ktambém completam esse exército de mantenedores. "Para que ajam direito, eles precisam estar balanceados no nosso organismo", ou seja na difícil arte do equilíbrio, nenhum deve faltar nem sobrar.
 

1  Comentários



28 de Junho 2014

Olha o que falta no prato dos brasileiros

Zinco, cobre e folato andam ocupando o devido espaço na mesa dos brasileiros. Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo mostra essa carência. Mas há que reconhecer - como bem lembra a nutricionista Regina Fisberg, líder do trabalho - que a dupla de minerais, ouseja, o zinco e o cobre, não marca mesmo presença em boa parte dos alimentos. "E, além disso, parece que as pessoas não estão variando muito o cardápio", continua. "De qualquer forma, a carne vermelha fornece ambos." Quanto ao folato, a privação é de estranhar mais ainda, já que feijões, folhas verdes e brócolis são excelentes fontes.
 
Folato
Quantidade recomendada: 400 microgramas para homens e mulheres.
 
Zinco
As doses ideais são: 11 miligramas para homens e 8 para mulheres.
 
Cobre
A recomendação é de 900 microgramas  para homens e mulheres.
 

0  Comentários



25 de Junho 2014

Dois novos e bons motivos para apostar na soja

Ela protege a próstata...
 
A leguminosa é capaz de abaixar os níveis de proteína associada a tumores nessa glândula. A cosntatação é de pesquisadores ameriacanos da Universidade do Havaí e acaba de ser publicada no períodico científico European Jounal of Clinical Nutrition. Os estudiosos observaram esse efeito em um grupo de 24 homens que comeram soja duas vezes por dia durante um mês. O nutrólogo Edson Credidio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que há 25 anos indica a leguminosa para seus pacientes e só tem notado benefícios. Mas há uma ressalva: "De nada adianta consumir muito soja se o restante da alimentação não for saudável".
 
e afasta o mau humor feminino
 
A irritabilidade e a melancolia muitas das vezes aparecem quando caem os níveis de estrógeno. Por isso a menopausa é marcada por oscilações de humor. Um estudo com 78 mulheres feito na Universidade de Milão, na Itália, mostra que a soja é capaz de aplacar esses sintomas. Os cientistas acreditam que a isoflavona esteja por trás do efeito, já que tem estrutura muito semelhante à do hormônio, que fica em baixa nessa fase da vida.
 
Á FDA, agência americana que controla alimentos, indica à ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja.

0  Comentários



21 de Junho 2014

Fibras protegem dentes e gengiva

Manter a boca livre de inflamações é garantia de longevidade. Além de usar e abusar da escova e do fio dental, vale apostar nas fibras. A dica vem de pesquisadores da Universidade McMaster, que fica em Hamilton, no Canadá. Depois de analisar hábitos alimentares de 34.160 pessoas, os estudiosos observaram que, entre os que serviam de comida fibrosa, a periodontite passava longe. A explicação dos cientistas é que as fibras abaixam os teores de açúcar em circulação. "Existe uma relação entre altos níveis de glicose e infecções na gengiva", afirma Anwar Merchant, líder do trabalho.

0  Comentários



18 de Junho 2014

Gengibre para aliviar a náusa

Quem sofre com o temido efeito colateral das sessões de quimioterapia pode encontrar melhora nessa raiz de sabor picante. Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, testaram o gengibre em um grupo de pacientes que não respondiam às drogas tradicionais contra náuseas. Alguns estudos também sugerem o benefício em grávidas - que só devem usá-lo com orientação médica - ou em quem costuma passar mal em viagens. "Para tirar proveito do gengibre, vale apreciá-lo de todos os jeitos - chá, sopas, biscoitos e pães são só alguns deles". Evitem a raiz aqueles que tem distúrbios no sangue e precisam tomar anticoagulantes ou altas doses de aspirina.
Seus poderes digestivos são tão alardeados que os japoneses costumam servir uma porção de gengibre à mesa. Figurinha fácil na culinária oriental, ele serve para aromarizar todo tipo de receita, mas é usado especialmente em molhos. A raiz fresca, ralada ou em cubos, cai bem em sopas, sobremesas, pudins e carnes. Em pó entra no preparo de bolos, doces e biscoitos. Embora, dure bastante, é aconselhável conservá-la na geladeira em embalagem fechada.
 

0  Comentários



14 de Abril 2014

Pirâmide alimentar adotada no Brasil ganha novos alimentos

Veja quais os alimentos incluídos em cada um dos grupos alimentares
 
- grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença de arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, biscoito integral, aveia e inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal;
- grupo das futas: houve o realce maior para as frutas regionais como caju, goiaba, graviola e a inclusão dos sucos e salada de frutas;
- grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, cove flor, cenoura com folhas e a salada com diferentes vegetais;
- grupo do leite, queijo e iogurte: maior visibilidade a todos os alimentos do grupo como fonte importante de riboflavina (B2) e principal fonte de cálcio na alimentação. Iogurte apresenta alto valor nutricional;
- grupo das carnes e ovos: maior destaque para os peixes do tipo salmão e sardinha e regionais e para os cortes mais magros e grelhados, frango sem pele e ovos;
- grupo dos feijões e oleaginosas: o feijão e a soja como preparação culinária, a lentilha e o grão de bico e oleaginosas como castanha-do-Pará e castanha-de-caju;
- grupo dos óleos e gorduras: houve destaque para o azeite;
- grupo de açúcares e doces: colocou-se o chocolate e o açucareiro.
 
Distribuição
 
A alimentação deve ser composta por quatro a seis refeições diárias, distribuídas em três principais (café da manhã, almoço e jantar), com 15 a 35% das recomendações diárias de energia cada, e em até três lanches intermediários (manhã, tarde e noite), com 5 a 15% das recomendações diárias de energia.
 
O redesenho e a inserção de novos alimentos foram necessários para melhor adaptação à dieta e aos hábitos culturais dos brasileiros. A refeição é um momento no qual se deve tere prazer. Então, as boas escolhas alimentares também devem levar esses fatores em consideração.
 
abraço à todos.
 

1  Comentários



12 de Abril 2014

Ainda mais transparente

O governo americano propõe mudar os rótulos dos alimentos de modo a tornar as informações nutricionais mais precisas e compatíveis com novos hábitos alimentares.
Por exemplo, a embalagem de determinado suco de laranja industrializado contém 300 mililitros da bebida. No rótulo, as informações nutricionais, como calorias e concentração de açúcar, entre outras, referem-se à apenas 200 mililitros. Obviamente quem compra um copo vai bebê-lo inteiro e não apenas dois terços dele.
A proposta de mudança nos rótulos ficará em consulta pública durante noventa dias. Aprovada, poderá levar meses até entrar em vigor. Adotada, será a primeira grande mudança nesse campo desde o início da década de 90, quando o governo americano passou a exigir que os consumidores tivessem acesso às informações nutricionais dos alimentos e bebidas vendidos em supermercados e farmácias.
Vamos aguardar.

1  Comentários



3 de Abril 2014

Balanço energético - seu peso na medida certa

Quando o objetivo é manter a silhueta, não existem dois pesos nem duas medidas. O segredo está em conquistar o balanço energético, ou seja, equilibrar a energia que se ganha ao consumir alimentos e bebidas com a energia que se perde diariamente. Quando o consumo calórico é equivalente ao gasto de energia, não tem erro: o peso corporal se mantém estável.
O poder da conquista é fundamental para quem quer ter esse equilíbrio.
 

1  Comentários



23 de Março 2014

Para os que já passaram dos 40 anos

Ao envelhecer, o ritmo de queima calórica diminui e a frequência de atividades físicas tende a ser menor.
O que fazer:
- manter-se ativo, é comum que, nessa fase, haja mais tempo para isso, - evitando assim a perda de massa muscular, além de investir em uma alimentação balanceada.
Mexa-se, e que venha mais 40 anos de pura saúde.
 
 

1  Comentários



20 de Março 2014

Para os que tem metabolismo lento

O cardápio pode até ser exemplar, entretanto é enorme a dificuldade para perder peso.
O que fazer:
- se o desejo é eliminar os quilos extras, deve-se não apenas comer menos que o habitual, como intensificar os exercícios para ajudar na manutenção do novo peso.
Me procure nas lojas Antunes e venha fazer parte da nossa equipe de treinos. Estou esperando você.
 

0  Comentários



17 de Março 2014

Para os que ganham peso facilmente

É preciso seguir à risca uma dieta balanceada, já que, em qualquer deslize, o quilo perdido reaparece.
O que fazer:
- ficar atento aos momentos em que a rotina é quebrada, como em festas e viagens. O ideal é aumentar a atividade física e ter uma dieta rigidamente controlada.
Acredite em você.
 

0  Comentários



24 de Março 2014

Gravidez x Nutrição

Uma alimentação saudável durante a gravidez é muito importante para o seu bebê crescer e desenvolver-se. Por dia, deve consumir cerca de 300 calorias a mais do que antes de engravidar. Apesar das náuseas e vómitos durante os primeiros meses de gravidez tornarem esta tarefa difícil, deve tentar manter uma dieta equilibrada e ingerir vitaminas pré-natais. Segue-se uma lista de algumas recomendações para manter o seu bebê saudável durante a gravidez:
● Coma uma variedade de alimentos de modo a conseguir todos os nutrientes que precisa. As doses recomendadas incluem 6-11 porções de pães e cereais, 2-4 porções de frutas, 4 ou mais porções de legumes, 4 porções de lacticínios, e 3 porções de fontes proteicas (carne, aves, peixe, ovos). Consuma doces e gorduras de forma moderada;
● Escolha alimentos enriquecidos em fibras, como pão, cereais, massas, arroz, fruta e legumes;
● Assegure-se que obtém vitaminas e minerais suficientes na sua dieta diária. Os suplementos vitamínicos pré-natais são uma excelente ajuda e deve tomá-los através de receita médica;
● Coma e beba pelo menos 4 porções de produtos lácteos e enriquecidos em cálcio por dia, como forma de conseguir 1000-1300 mg de cálcio durante a gravidez;
● Coma cerca de 3 porções de alimentos ricos em ferro, de forma a obter 27 mg de ferro diariamente;
● Escolha, pelo menos, uma boa fonte de vitamina C por dia, como laranjas, morangos, papaia, brócolis, couve-flor e tomates. As mulheres grávidas necessitam de pelo menos 70 mg de vitamina C por dia para uma alimentação saudável.
● Escolha uma boa fonte de ácido fólico por dia, como legumes de cor verde, bovinos e leguminosas (feijão preto, ervilhas, etc). Todas as mulheres grávidas precisam de 0.4 mg de ácido fólico por dia par ajudar a prevenir defeitos e malformações como a espinha bífida.
● Escolha pelo menos uma boa fonte de vitamina A em dias alternados. As fontes de vitamina A são cenouras, abóboras, batata doce, espinafres, beterraba, damasco e melão. Atenção: uma ingestão excessiva de vitamina A (>10,000 IU/dia) pode estar associada a malformações do feto.
Espero que essas dicas possam ajudar à todas as mamães à terem uma gestação tranquila.

1  Comentários



3 de Fevereiro 2014

Transtornos Alimentares x Nutrição

A Anorexia nervosa, bulimia, compulsão alimentar e a ortorexia são algumas formas comuns de transtorno alimentar. Os transtornos alimentares prevalecem entre adolescentes e jovens adultos, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e tem uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida ao ponto de passarem fome ou o excesso de comida ao ponto de ficarem obesos.
Os seguintes alimentos podem ajudar na recuperação de um transtorno alimentar, como:
● Alimentos integrais concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia. As comidas processadas oferecem açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, gordura, cereais refinados e muito pouco no que diz respeito a nutrientes;
● O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas excessivas roubam cálcio aos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem devido a um transtorno alimentar mostraram ter uma massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Para além do mais, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;
● Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias das quais um corpo mal nutrido precisa;
● Os ácidos gordos do Ómega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos e arritmia cardíaca pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco;
● Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de eletrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos.
Desta forma podemos concluir que uma boa nutrição é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. 
 

1  Comentários



27 de Dezembro 2013

Dicas para não afundar a Dieta nesse Verão

- cuidado com os perigos refrescantes, como: cerveja, sucos artificiais e sorvetes, parecem inoscentes mas contêm calorias que fazem diferença na balança. Para matar a sede e hidratar, aposte em duas garrafas de água de 1,5 litro  diariamente. Tomar água melhora a circulação, o sistema renal e elimina as toxinas.
- fuja de alimentos ou bebidas com açúcar e sal. No verão, retemos muito líquido e as causas vão além da TPM. Oito em cada dez mulheres sofrem com o problema ocasionado pelo excesso de açúcar e sal, falta de exercícios físicos, uso de salto alto, desidratação, problemas renais e hormonais. Nesse caso, a drenagem linfática costuma agir de forma positiva contra o inchaço.
- além do sal e açúcar, evite também produtos com farelos brancos. Pães, biscoitos, farinha de trigo e massas são carboidratos e, em excesso, geram compulsões alimentares e se tornam gordura no nosso organismo. Encare de frente os alimentos integrais, mas não abuse das quantidades. A diferença entre eles está nos nutrientes, fibras, vitaminas e minerais que são mantidos na segunda versão, proporcionando saciedade por mais tempo.
Tenham um excelente dia.
 

1  Comentários



24 de Dezembro 2013

Cuidado com a dieta na ceia de Natal

Essa época exije muita disciplina e foco nas metas de emagrecimento. Diante de alimentos supercalóricos e sazonais, os riscos de compulsão alimentar triplicam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes do evento. Hábitos são conquistados ao logo de muita prática e persistência, então foco nos objetivos e nas vitórias já conquistadas.
A equipe Antunes deseja que todos vocês tenham um lindo Natal, cheio de paz e muito amor. Que Deus nos abençõe sempre, amém.
 
 

1  Comentários



25 de Novembro 2013

Suco Verde

Confira essa receita de suco verde para melhorar à digestão e acelerar o metabolismo:
 
½ xícara de manga cortada em cubos (pode ser mamão ou caqui também)

1 cenoura cortada em rodelas
½ maço de hortelã
Suco de 1 limão médio 

Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.

Calorias: 50 kcal por copo.


1  Comentários



28 de Setembro 2013

Suco de beterraba x ciclista

Um estudo recente analisou um grupo de ciclista que por durante uma semana ingeriram 140 ml de suco de beterraba/dia, o resultado foi animador, os pesquisadores acreditam que o nitrato presente na beterraba contribuem na redução do volume de oxigênio consumido pelos músculos que atribuem na redução da pressão arterial e à melhoria da função mitocondrial. Observaram também, que o resultado só foi obtido quando o suco era ingerido regularmente.
Artigos:
Cermak NM, Stinkens R, Lundberg JO, Gibala MJ, Loon LJC. No improvement in endurance performance following a single dose of beetroot juice. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012, 22: 64-71.

1  Comentários



16 de Julho 2013

Acelere o seu Metabolismo

Mexa-se, seu corpo precisa trabalhar. Alguns hábitos ajudam à acelerar seu metabolismo, por exemplo:
- beba água (2 litros/dia), chá verde, água de coco, prefira-os gelados;
- se alimente de 3 em 3 horas;
- caminhe;
- respire fundo, coloque mais oxigênio dentro de você.
 
Bom dia queridos blogueiros.

1  Comentários



30 de Maio 2013

Ácido Úrico x Nutrição

Ácido Úrico também conhecido como "Gota", é um distúrbio metabólico das purinas, no qual aparece excesso de ácido úrico no sangue e estes são depositados nas articulações, essa deposição pode causar destruição dos tecidos articulares levando à artrite crônica. Obesidade, exercício além do habitual, jejum ou uma dieta pobre em carboidrato podem desencadear à doença. Uma vez diagnosticado recomenda-se evitar os seguintes alimentos para auxiliar o tratamento:
 
Os alimentos que devem ser consumidos moderadamente são :
 
Peixes (1 porção semanal);
Aves (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia);
Carne de boi (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia);
Ovo (3 unidades semanais);
Leguminosas ( grãos de feijões , 1/ xícara diária ).

Os alimentos proibidos são :

Caldo de carne em tabletes;
Anchova, Mexilhões, Sardinhas;
Coração, Rins, Fígado
Peru;
Alimentos fermentados;
Bebida alcóolica, principalmente cerveja;
Molho de tomate.
 
Fica à dica.
abs à todos.
 
 

1  Comentários



22 de Abril 2013

Informações sobre Triglicérides

O que são Triglicérides?
São gorduras que podem ser tanto produzidas pelo organismo como provenientes da alimentação. As gorduras constituem uma das formas mais importantes de armazenamento energético no organismo, Os triglicérides, quando encontrados em níveis alterados no sangue (acima de 200 mg/dl) pode ser prejudicial à saúde. É possível verificar os níveis de trigçicérides através de exames de sangue prescrito por seu médico, é importante repetir os exames regularmentes.
Ótimo dia!

1  Comentários



9 de Março 2013

O Segredo do Abacate

O abacate, em comparação com outra fruta, tem valor energético considerável devido ao seu alto teor de gordura. Aproximadamente 162 calorias por 100 gramas, ou seja, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou abcaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. O abacate também tem alto conteúdo em proteínas e em sais minerais em relação a outras frutas.
Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e a dor da gota.
O chá da folha do abacateiro tem a fama de ser diurético e carminativo (que elimina gases intestinais).
O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
Não esqueçam que estamos na época dessa fruta. Aproveitem.
abraço

1  Comentários



30 de Dezembro 2012

Feliz Ano Novo !!!!

Queridos blogueiros
 
Quero agradecer à todos os leitores pelo carinho recebido, pelas mensagens postadas, pelo companherismo, pelas vitórias conquistadas e tudo isso só é alcançado porque vocês fazem parte do nosso sucesso. 
E que venha 2013 com muita paz, saúde e sucesso para todos nós.
 
Que Deus nos abenções sempre. Amém.
 
bjão galera lindaaaa. Ano que vem tem mais.
 

0  Comentários



18 de Dezembro 2012

Arroz da Sorte

Este tipo de arroz já virou tradição de virada de ano da nossa cliente Dolores de Almeida, ela garante que trás muita sorte, segue:
- 3 colheres de azeite, 1 cebola picada, 2 xícaras de chá de arroz, 4 xícaras de caldo de legumes, 1 xícara de lentilha, 600 g de bacalhau dessalgado e cortado em lascas, salsa picada a gosto e azeite para regar.
em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola, junte o arroz lavado e escorrido, mexa bem e acrescente o legumes, adicione a lentilha e deixe cozinhar no fogo brando com a panela tampada, antes que o caldo seque misture o bacalhau e deixe terminar o cozimento, transfira para uma travessa e salpique com salsa e azeite. 
Bom, com certeza além de ser delicioso é bem nutritivo também, veremos:
A lentilha faz parte da família das leguminosas que fornece quantidades consideráveis de fibras, apresenta ação benéfica do colesterol ruim no sangue e regula os níveis de triglicérides, e mais, promove uma absorção mais lenta da glicose evitando a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue)
Olha Dolores, este prato realmente trás muita sorte mesmo.
um grande abraço à você e família
 
 

1  Comentários



30 de Novembro 2012

Super Digestivo

Olá Pessoal
Hoje tive o prazer de conhecer o cliente Musa Fahmi Qader, ele tem sua nacionalidade Árabe, mas é naturalizado aqui no Brasil há mais de 30 anos. E como é de se esperar ele não perdeu suas origens e fez um prato prático, rápido e muito saudável, segue:
-1 pepino japonês com casca, 1 tomate, o quanto baste de hortelã e cheiro verde, 1 iogurte natural, sal e alho sal à gosto. Depois é só cortar tudo em mini cubos e por fim acrescentar o iogurte o sal e o alho. Humm, ficou muito bom mesmo. Pode servir como acompanhante de arroz, ou até mesmo torrada. O cliente chama esse prato de Super Digestivo, vamos ver se ele tem razão:
O pepino é rico em fibras, vitamina C, potássio que da flexibilidade aos músculos e elasticidade às células e manganês que é um tônico para os rins, visícula e dá força aos cabelos, unhas e pele. Além de purificar e eliminiar a gordura da pele pelo fato de conter muita água.
Em virtude da presença de fermentos lácteos, o iogurte aumenta a longevidade, é de fácil digestão o que faz dele um alimento muito bom para pessoas com problemas gastrointestinais.
E falta ainda o tomate, o cheiro verde, o alho que falaremos deles em outras receitas.
Mas, realmente comprovado.
Não é que o Sr. Musa tem toda razão.
Foi um prazer conhecê-lo e poder experimentar mais essa qualidade de vida. Parabéns.
abraço
 
 

1  Comentários



18 de Novembro 2012

Fracionar as refeições e consumir mais vezes

Olá
Tem pessoas que comem para viver e tem pessoas que vivem para comer. A soma da ansiedade com a falta de tempo vão extrapolar a conta da balança no final.
A dica é: comer pouco várias vezes ao dia. Pensem nisso.
abs à todos

1  Comentários



11 de Outubro 2012

Atividade física: elemento fundamental para manutenção da saúde e do peso saudável

O príncipio fundamental para manter um balanço energético é o equilíbrio entre ingestão e gasto energético. Se a ingestão excede o gasto, ocorre um desequilíbrio positivo, com deposição de gorduras corporais e consequentemente ganho de peso; quando a ingestão é inferior ao gasto, ocorre depleção dos depósitos energéticos e tendência à perda de peso. Em circuntâncias normais, o balanço energético oscila ao longo do dia e de um dia para outro sem, contudo, levar a uma mudança duradoura do balanço energético ou do peso corporal. Isso porque mecanismos fisiológicos múltiplos determinam mudanças coordenadas entre ingestão e gasto energético, regulando o peso corporal em torno de um ponto de ajuste que mantém o peso estável.
Fica à dica: você pode até exagerar esse fim de semana, desde que pratique atividade física.
abraço
 
  
 

1  Comentários



5 de Outubro 2012

Sabendo um pouco mais

Doenças Transmitida por Alimentos e Água (DTA)
 
A qualidade sanitária dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar.
Procedimentos incorretos de manipulação dos alimentos podem causar DTA , ou seja, doenças em que os alimentos ou à água atuam como veículo para transmissão de organismos prejudiciais à saúde ou de substânicas tóxicas. As DTA podem se manifestar das seguintes formas:
a) Infecções transmitidas por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais à saúde. Ex.: salmonelose, hepatite viral tipo A e toxoplasmose.
b) Intoxicação alimentar: quando a pessoa ingere alimentos com substânicas tóxicas (bactéria ou fungos). Ex.: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos.
c) Toxinfecção causada por alimentos: é quando ingere alimentos que apresentem organismos prejudiciais à saúde, sendo que eles ainda lliberem substâncias tóxicas. Ex.: cólera.
Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encotrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns são vômitos, diarréias, dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados etc.
Para adultos sadios, a maioria das DTA dura alguns dias e não deixam sequelas, já para pessoas mais suceptíveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo levar à morte.
A dica é: incluir boas práticas de higiene nos serviços de alimentação, nas unidades de comercialização de alimentos e nos domicílios visando à melhoria das condições sanitárias dos alimentos.
abraço à todos
 
 

1  Comentários



4 de Outubro 2012

Convite

Quero lembrá-los que a Rede Antunes tem restaurante e serve refeições todos os dias. Faço um covite à todos para conhecerem e ficarem à vontade para me enviarem receitas das quais eu posso incluir em nossos cardápios. Está sem tempo para fazer almoço em casa mas ama uma receita que só você sabe fazer. Envie-nos a receita que faremos para você. Estou aguardando. 
abraço

1  Comentários



3 de Outubro 2012

Sejam todos bem vindos!

Olá pessoal
Meu nome é Vanessa Oliveira, sou nutricionista da Rede de Supermercado Antunes.
É um grande prazer poder ter um espaço direto entre eu e você leitor. Quero lembrá-los que estou à disposição de vocês nas lojas Antunes, para sanar qualquer tipo de dúvidas, sugestões etc.
Agradeço o espaço cedido e obrigada.
Abraço à todos

1  Comentários


  • Facebook
  • Twitter
Cadastre-se e receba nossas ofertas.
Antunes Supermercados - Todos os direitos reservados. ©2018 - Desenvolvido pela Williarts Internet